Para ministro, cursos técnicos podem melhorar ensino básico

18/03/2006 - 16h55

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Esta semana, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conheceu as instalações e os alunos dos cursos técnicos promovidos no sudoeste da Grande São Paulo por meio do Consórcio Social da Juventude, do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE).

Durante a visita, Marinho disse que o governo está empenhado em recuperar "o longo período de enfraquecimento do setor público". Para ele, os investimentos do governo em cursos preparatórios e paralelos são fundamentais para melhorar a qualidade da formação básica do ensino regular.

"O mercado por si só não fará por ser mesquinho e por não dar conta das necessidades sociais", acredita o ministro. Segundo ele, o presidente Lula tem demonstrado interesse em melhorar a qualificação profissional da população, criando novos cursos no ensino superior e construindo escolas técnicas federais.

Nos últimos dias, foram assinados decretos presidenciais que garantem a participação de trabalhadores nos conselhos deliberativos do Sesc (Serviço Social do comércio), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Essas instituições integram o chamado Sistema S, formado por nove instituições especializadas na qualificação profissional ou de empreendedorismo. "Essa iniciativa foi um primeiro passo para que no futuro, a participação da classe trabalhadora no processo decisório seja mais igualitária", prevê Marinho.