Impacto de transgênicos na saúde humana ainda é desconhecido

18/03/2006 - 12h54

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os cientistas ainda estão pesquisando e avaliando os reais impactos dos transgênicos na saúde humana, ainda sem estudos definitivos. A organização ambiental Greenpeace, entretanto, divulgou um relatório no início de março no qual comprovaria contaminação por organismos geneticamente modificados.

A coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace, Gabriela Couto, afirmou, entretanto, que já foi comprovado em laboratório o impacto de transgênicos no metabolismos de ratos. Gabriela explica também que os organismos geneticamente modificados são genes vivos transferidos para outras plantas que causam a chamada "contaminação" e muitas vezes a perda de espécies que não poderiam receber aquele tipo de gene.

Para o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, não há comprovação que os transgênicos fazem mal à saúde humana. "O que nós defendemos é que temos que ter no Brasil uma política que permita a coexistência entre os modelos convencional e o transgênico, para que a sociedade tenha a opção de utilizar e de consumir, mas com consciência".

*Colaborou Juliana Andrade