Cerca de duas mil pessoas fazem protesto em São Paulo contra guerra do Iraque

18/03/2006 - 17h58

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Cerca de 2 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participam em São Paulo de ato contra os três anos de ocupação norte-americana no Iraque. A marcha faz parte de mobilização organizada pelos participantes do Fórum Social Mundial e ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo.

Para Nalu Faria, integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, a mobilização é importante para manifestar solidariedade e evitar a política de militarização dos conflitos internacionais por parte do governo dos Estados Unidos.

"Cada vez mais, os Estados Unidos tentam militarizar, construir bases militares. Já tentou colocar uma base militar aqui no Brasil e agora está construindo uma base militar no Paraguai, na região da tríplice fronteira. A luta contra a guerra e a militarização é uma luta de todos nós", afirmou.

A primeira marcha foi realizada em São Paulo em 2003. Em 2006, a coordenação do evento esperava reunir 5 mil pessoas na Avenida Paulista. Segundo Faria, a chuva pode ter espantado os manifestantes.

Colaborou Tatiana Merlino.