Integrantes do MST decidem desocupar fazenda no Sul

10/03/2006 - 23h39

Porto Alegre, 10/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vão desocupar a fazenda Coqueiros, na cidade de Coqueiros do Sul, no Norte do estado. A decisão foi tomada hoje (10), depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) garantiu a destinação imediata de 1,7 mil hectares para assentamentos no Rio Grande do Sul e de mais 2,4 mil hectares até o final do mês.

Segundo o deputado Frei Sérgio Görgen (PT-RS), um dos líderes do movimento no estado, as quase 2 mil famílias, que estão no local desde o dia 28 de fevereiro, resolveram deixar a propriedade após a garantia do Incra de aquisição das terras, "pois isso significa um alívio para quase 300 famílias acampadas". Ele afirmou que se os colonos permanecessem na área, muitas vidas estariam em risco.

Görgen informou ainda que os trabalhadores rurais sairão da fazenda de forma pacífica, a partir das 7 horas de amanhã (11), "avisando que propriedade da família Guerra não terá trégua, pois terá que ser usada para reforma agrária". Segundo ele, "numa região de pequenas propriedades não se justifica a presença de um latifúndio de mais de 9 mil hectares".

O comandante regional da Polícia Militar em Passo Fundo, coronel Waldir dos Reis Cerutti, disse que 40 ônibus deverão ser usados para transportar os agricultores e que eles serão escoltados até os municípios de origem. "A Polícia Rodoviária está me mandando mais um efetivo. Serão 315 homens no total", acrescentou.

A juíza Ana Paula Caimi, da 3ª Vara Cível de Carazinho, também foi informada sobre a desocupação voluntária da fazenda Coqueiros.