Para presidente do Haiti, a legislação não impede retorno de Aristide ao país

10/03/2006 - 20h40

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – O presidente eleito do Haiti, René Préval, disse que a legislação do país não impede o retorno do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, deposto de seu cargo em fevereiro de 2004 após manifestação de grupos armados. Em visita ao Brasil, Préval disse que sua opinião pessoal sobre o ex-dirigente do país não importa. "Posso falar como presidente eleito. Nenhum haitiano precisa de visto para voltar ao país. A minha posição pessoal não importa", afirmou. Aristide está exilado na África do Sul e já demonstrou vontade de retornar ao Haiti.

O país mais pobre das Américas, cuja história tem sido marcada por sucessivas interferências externas, ditaduras sangrentas e denúncias de corrupção nas eleições, elegeu em fevereiro o nome do novo presidente da República, além de senadores e deputados. Estas foram as primeiras eleições convocadas após a queda do ex-presidente Aristide. O pleito estava entre as exigências do Conselho de Segurança da ONU para autorizar o envio e permanência de uma força militar no Haiti.

O vitorioso René Préval foi o único presidente em 202 anos da república haitiana que conseguiu receber o mandato de um representante eleito e, depois, concluí-lo após novas eleições sem um golpe de Estado. Préval acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem de posse de Michelle Bachelet, a primeira mulher eleita presidente do Chile.