Incra anuncia criação de rede de intercâmbio com 14 países da América Latina

10/03/2006 - 0h17

Ana Lúcia Caldas
Enviada especial

Porto Alegre - A criação de uma rede de intercâmbio e de trabalho entre órgãos governamentais que trabalham com reforma agrária em 14 países da América Latina foi anunciada hoje (9) pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), durante debate sobre Reforma Agrária e Integração dos Povos. O acordo foi fechado durante a 2ª Conferência Internacional de Reforma Agrária, que termina amanhã (10).

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, disse que a proposta surgiu "da necessidade de os governos se integrarem mais no que se refere às políticas públicas para acabar com a fome e a miséria no meio rural, uma vez que os grandes grupos econômicos estão integrados há muitos anos, assim como os movimentos dos trabalhadores rurais".

A agenda de trabalho da rede deverá ser definida na primeira reunião, prevista para maio, em São Paulo ou Brasília. Para o presidente do Incra, "o processo de integração proposto pela rede será lento no início, porque cada país tem a sua peculiaridade e não se pode impor um modelo".

A rede de intercâmbio vai discutir temas como terra, água, sementes, modelos de assentamento, comércio, preço, crédito. Para Hackbart, "a reforma agrária, a política agrícola , a preservação do meio ambiente só irão avançar se houver troca de experiência entre os países". Na conferência, informou, países como Uruguai, Bolivia, Venezuela e os da América Central aproveitaram para conhecer o que tem sido feito pelo Brasil, "como a tecnologia de geo-referenciamento de imóveis rurais".

Rolf Hackbart elogiou o documento elaborado pelos movimentos sociais no fórum Terra, Território e Dignidade, realizado paralelamente à conferência internacional. "Existe unidade dos movimentos sociais em temas comuns como gênero, terra, sementes, agricultura, soberania alimentar, o que é um avanço enorme", disse.

E acrescentou que o documento oficial da 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, a ser divulgado amanhã, "deverá reforçar a importância da reforma agrária como uma das formas de eliminação da pobreza e da miséria no meio rural".