Inatel diz que participantes de protesto ''não representam a instituição'' no debate da TV digital

09/03/2006 - 21h52

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) afirmou, em nota, que os alunos presentes na manifestação de hoje (9), em Brasília, não representam a instituição.

O grupo de 63 estudantes de telecomunicações do Instituto viajou de Minas Gerais para protestar contra a decisão do governo de adotar um padrão estrangeiro para o sistema de TV digital. Sete deles se acorrentaram, pelo lado de dentro, à porta do Ministério das Comunicações.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou que iria divulgar amanhã (10) o sistema a ser adotado: o americano, o europeu ou o japonês. Os alunos querem que o governo adie em um ano a decisão, para que a escolha seja discutida com a sociedade. Eles afirmam que há dois anos pesquisadores brasileiros vêm desenvolvendo um sistema próprio de digitalização.

A nota afirma que a iniciativa de protesto partiu do Diretório Central dos Estudantes, uma instituição independente jurídica e economicamente. Ressalta ainda que o Inatel lidera um dos consórcios de pesquisa, financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, visando o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.