Projeto que liga Venezuela, Argentina e Brasil se chamará Grande Gasoduto do Sul, diz Chávez

19/01/2006 - 20h07

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O projeto do gasoduto de cerca de 10 mil quilômetros que ligará Venezuela, Argentina e Brasil foi batizado de Grande Gasoduto do Sul. "Fiz a proposta e os presidentes Lula e Kirchner concordaram", contou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao final de reunião entre os três países, hoje (19).

Acreditando no "potencial extraordinário" do projeto, Chávez propôs que os três países avancem na transformação de motores a gasolina para motores a álcool a partir da tecnologia Argentina.

"Propusemos que o gasoduto incorpore projetos como esse, que são complementares, para que no futuro a maior parte dos veículos a motor da América do Sul consuma gás, uma energia limpa, barata e não contaminante", enfatizou Chávez. Isso permitiria, segundo ele, uma economia de 4 milhões de barris de petróleo por dia no ano 2020.

O líder venezuelano lembrou que, somadas, as reservas de gás natural da Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru e Argentina totalizam em torno de 300 trilhões de metros cúbicos. Por isso, a integração energética entre toda a rede de gasodutos da América do Sul é defendida pelos três países. De acordo com o ministro de relações exteriores Celso Amorim, esse é, provavelmente, um dos mais importantes projetos de infra-estrutura da América do Sul.

"Por isso, os presidentes concordaram que ele terá que ser aberto a outros países que tenham interesse direto, seja nesse gasoduto, seja na complementação dessa integração energética com outros processo de integração energética que já ocorrem na América do Sul", afirmou Amorim.

O ministro informou que, paralelamente aos estudos de viabilidade técnica, serão encaminhadas análises sobre a engenharia econômico-financeira e a estrutura empresarial do futuro gasoduto. Também serão estudadas possibilidades de projetos complementares que poderiam trazer benefícios econômico-sociais às populações situadas ao longo do gasoduto.