Primeira exposição do ano no Palácio do Planalto mostra cultura rural

19/01/2006 - 7h26

Brasília - Conhecer o local de trabalho do presidente da República e ainda conferir uma exposição sobre a cultura das comunidades rurais. A partir de amanhã (20), os visitantes do Palácio do Planalto terão a oportunidade de fazer essa dupla programação. O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras abre a temporada de exposição no salão térreo do Palácio.

Até o dia 2 de fevereiro, o público poderá conferir a mostra composta por fotografias, xilogravuras, cordéis, vídeo e uma biblioteca completa, como as que são entregues às comunidades rurais. A exposição fica aberta 9h às 18h, nos dias úteis, e de 9h30 às 13h, aos domingos.

Lançado no final de 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Arca das Letras tem por objetivo incentivar a leitura no meio rural, por meio da implantação de bibliotecas em assentamentos da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, comunidades de agricultores familiares e de remanescentes quilombolas.

As fotos expostas no Palácio do Planalto contam um pouco da trajetória do programa, mostrando as comunidades beneficiadas e as etapas de execução do projeto - desde a fabricação das caixas-estantes por sentenciados das penitenciárias, os eventos de capacitação de agentes de leitura e de entrega das bibliotecas.

Nesses dois anos de atuação, o programa já implantou 1.369 bibliotecas em 16 estados brasileiros e capacitou 2.913 agentes de leitura, beneficiando 137.649 famílias rurais com a distribuição de 339.521 livros. As Arcas também estão no Timor Leste e em Cuba, como cooperação técnica solidária.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário