Presidente Lula não vai participar do Fórum Social Mundial, diz ministro

19/01/2006 - 18h15

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai à sexta edição do Fórum Social Mundial, em Caracas, na Venezuela. A informação foi confirmada hoje (19) pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A assessoria do Palácio do Planalto já havia anunciado que Lula também não iria ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Celso Amorim afirmou que soube da decisão durante a reunião entre os presidentes dos três países na Granja do Torto, em Brasília. O motivo, segundo o ministro, foram os compromissos da agenda presidencial. Esta é a segunda vez em que o presidente brasileiro não vai ao Fórum Social Mundial. A outra foi quando o encontro se realizou em Mumbai, na Índia, em 2004.

Indagado pelos jornalistas se Lula não iria ao evento porque estaria com medo de protestos e manifestações, o presidente Hugo Chávez negou: "O quê? Medo? O Lula não tem medo de nada. Homens como nós não têm medo de nada", disse.

Entre os dias 24 e 29, o Fórum Social será realizado em Caracas, capital venezuelana. O encontro paralelo também já começou em Bamako, capital de Mali, país no noroeste africano. Daqui a alguns meses, está programada a parte asiática do FSM, em Karachi, cidade paquistanesa. Já o Fórum Econômico se realiza entre os dias 25 e 29 em Davos, na Suíça.