MEC oferece para estados 40 mil vagas de ensino médio com profissional

19/01/2006 - 12h52

Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil

Brasília - Para que os estudantes possam concluir o ensino médio com formação profissional na mesma escola, o governo criou uma nova modalidade de ensino. O Ministério da Educação (MEC) vai complementar o ensino médio com os cursos de formação profissional. A expectativa é que essa nova modalidade de ensino efetue 40 mil matrículas.

Este ano, as vagas serão oferecidas para 20 estados. Dois deles - Santa Catarina e Paraná - integraram o ensino médio ao profissional em 2004 e terão mais facilidade para conseguir as vagas com o MEC ainda este ano. O restante terá agora a oportunidade de criar projetos de integração e firmar parceria com o MEC. Por conta disso, a maior parte dos cursos deve entrar em funcionamento a partir de 2007.

De acordo com o MEC, se forem consideradas as matrículas da rede de escolas técnicas, haverá um acréscimo de 50% na educação profissional brasileira. Para a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio, do Ministério da Educação, Lúcia Lodi, a integração do ensino médio com a educação profissional representa a possibilidade de romper a dualidade que ao longo do tempo se manifesta no sistema escolar.

"A escola brasileira vive o dilema de oferecer ou educação profissional ou a formação geral. Então hoje estamos buscamos uma alternativa de assegurar duas dimensões importantes para a formação dos nossos adolescentes num único curso, numa única escola", afirma.

Lúcia disse que serão oferecidos cursos de formação nas áreas de saúde, informática, turismo, e outros, de acordo com a necessidade de cada região. Os cursos poderão ter duração de três ou quatro anos. Parte do investimento sairá do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb).

De acordo como o Ministério da Educação as escolas interessadas em implantar esses cursos deverão procurar as secretarias estaduais de educação, para fazer uma avaliação da estrutura escolar, dos recursos materiais e disponibilidade dos professores das áreas profissionais.