MEC deve ter proposta de plano para servidores até o fim do mês, diz secretário

19/01/2006 - 19h42

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília - O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Teixeira, afirmou hoje (19) que o plano de carreira dos servidores do MEC será instituído antes de começar o processo eleitoral. Segundo Teixeira, que se reuniu com representantes do fórum de servidores da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), finalizar o plano de carreira é uma deliberação do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do Ministério do Planejamento. "Vamos crer que até o final de janeiro tenhamos uma proposta para ser submetida à assembléia dos servidores", disse.

O secretário explicou que a demora em concluir o plano de carreira é de responsabilidade conjunta. Segundo ele, os próprios servidores do MEC, que em um primeiro momento aprovavam a idéia de serem acolhidos no plano de carreira vigente, mudaram de idéia em uma outra assembléia. De acordo com Teixeira, os servidores entenderam que seria melhor ter uma carreira de especialista em educação. "Houve uma mudança de posição acolhida pelo MEC, que foi levada ao Planejamento", comentou. "Portanto, essa demora é normal, para que o processo seja bem estudado".

Para a integrante do ProCarreira, do MEC, Ana Maria Lambert, a reunião foi esclarecedora e impulsionou a retomada de negociações em torno da proposta de criação de categoria de especialistas em políticas educacionais. Ela disse que a partir dessa reunião deve haver uma aceleração nos encaminhamentos do processo. Para ela, é preciso que o governo conceda estabilidade aos funcionários. "Queremos uma estrutura mínima onde se possa cobrar efetivamente continuidade política, onde tenhamos funcionários estáveis, porque são esses que se comprometem com a evolução política e educacional".

Na quarta-feira (25), o Ministério da Educação terá nova reunião com os servidores para discutir as perspectivas a partir do diálogo com o Ministério do Planejamento.