Governos preparam programa de apoio à Bolívia, diz Hugo Chávez

19/01/2006 - 17h17

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após reunião na Granja do Torto, o presidente Hugo Chávez afirmou que Brasil, Argentina e Venezuela vão preparar um programa urgente de apoio à Bolívia. O objetivo seria apresentá-lo no próprio dia da posse do novo presidente boliviano Evo Morales, no domingo (22). "Estamos dispostos, por exemplo, a ajudar a Bolívia a controlar os assaltos nas estradas, por meio de unidades cívico-militares", disse.

O presidente da Venezuela também apóia a oferta de créditos ao país por meio de bancos estatais de fomento. "Na reunião, falamos da Bolívia, da grande importância de Evo Morales para a união sul-americana. Queremos que a Bolívia se incorpore ao Mercosul. E creio que a Bolívia vai estar no Mercosul", disse. "Vamos apoiar a Bolívia politicamente, exigindo respeito ao povo boliviano e apoiar o novo governo."

Pela manhã, em entrevista na Base Aérea de Brasília, o presidente venezuelano defendeu também que a Bolívia tenha acesso mais rápido ao gasoduto em estudo por Brasil, Argentina e Venezuela. O gasoduto teria cerca de 10 mil quilômetros ligando os três países. Os primeiros estudos mostram que a iniciativa pode custar de US$ 17 bilhões a US$ 25 bilhões e a obra deve levar seis anos para ficar pronta.

Ontem (18), a declaração oficial assinada por Brasil e Argentina expressou a vontade de trabalhar de forma conjunta com o governo da Bolívia na promoção e concretização do gasoduto do Nordeste argentino, para fornecimento de gás boliviano e argentino para aquela região.