Construção de gasoduto deve ser principal tema da reunião de Lula com Kirchner e Chávez

19/01/2006 - 6h46

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A construção de um gasoduto de cerca de 10 mil quilômetros, ligando Venezuela, Argentina e Brasil, será o principal tema do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor Kirchner e Hugo Chávez, hoje (19). Em dezembro passado, os três países instituíram uma comissão para analisar a viabilidade do projeto. A primeira reunião técnica de trabalho foi no dia 12 deste mês, em Caracas. Estudos preliminares indicam que a obra custaria de US$ 17 bilhões a US$ 25 bilhões e levaria seis anos para ficar pronta.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, uma vez construído, o gasoduto transportará 150 milhões de metros cúbicos de gás por dia da Venezuela para o Brasil e Argentina – volume suficiente para suprir as necessidades brasileiras, inclusive nas regiões norte e nordeste do país. Também permitirá à Venezuela aumentar sua receita com exportação de fontes de energia. Assim, considerando o potencial do mercado consumidor, a avaliação do Comitê Multilateral de Trabalho é de que o projeto apresenta "aspectos reais de viabilidade".

A partir de agora, seis subgrupos aprofundarão estudos em áreas específicas: mercado, recursos e comercialização; desenho de tarifa; planejamento de engenharia e aspectos tecnológicos; financiamento e modelo de negócios; autorizações governamentais, meio ambiente e aspectos sociais; e aspectos regulatórios, legais, fiscais e institucionais. Também foi criado um grupo coordenador das atividades do Comitê Multilateral, encarregado de examinar os aspectos políticos da iniciativa.

A construção do gasoduto será o principal, mas não o único assunto da reunião de trabalho entre Lula, Kirchner e Chavez, na Granja do Torto. Os Presidentes também deverão avaliar propostas de cooperação nas áreas de educação, cultura e economia e debaterão temas da agenda regional e mundial. De acordo com o Itamaraty, o encontro trilateral dará continuidade ao processo de diálogo iniciado em 1º de março de 2005, em Montevidéu, durante cerimônia de posse do Presidente Tabaré Vázquez. Posteriormente, os três Presidentes reuniram-se à margem da Cúpula América do Sul - Países Árabes, em maio de 2005, em Brasília, e durante a Cúpula do Mercosul, em dezembro último, em Montevidéu.

Em cumprimento às decisões dos presidentes, foram realizadas em Brasília reuniões dos ministros da área social (em 29 de abril de 2005), de ministros de Energia (9 de maio), de ministros da Economia (13 de junho em Buenos Aires) e de presidentes de Bancos Centrais (28 de abril). Como resultado concreto dos encontros, criou-se a Petrosul - instância política de coordenação de ações nas áreas energética e petrolífera – e foi firmado o Memorando de Entendimento sobre Interconexão Gasífera entre os três países, dentre outras iniciativas.