Universidade de Brasília desenvolve usina para produção de biocombustível

18/01/2006 - 6h57

Brasília - Um protótipo de usina para produção de biocombustível será inaugurado hoje (18), às 10 horas, na Universidade de Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. O equipamento tem capacidade para produzir cerca de 250 litros de diesel vegetal por dia e poderá beneficiar comunidades de agricultores familiares em todo o país.

De acordo com o coordenador de Agregação de Valor e Renda da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnoldo de Campos, "a tecnologia é bastante adequada aos produtores familiares porque é realizada em pequena escala e é relativamente fácil de manusear, além de levar a possibilidade de geração de energia até comunidades mais isoladas". Depois da conclusão de todos os testes de desempenho com o protótipo, a usina será disponibilizada a agricultores, associações, cooperativas e até mesmo a empreendimentos urbanos, ainda no primeiro semestre deste ano.

Desenvolvido pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília, o projeto teve o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Banco do Brasil.