Saiba mais sobre a organização das eleições gerais no Haiti

18/01/2006 - 11h51

Aloisio Milani
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As eleições para presidente, senador, deputados e cargos locais do Haiti são organizadas pelo Conselho Eleitoral Provisório, instituição do governo provisório do país, com apoio logístico e financeiro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU), que autorizou em 2004 o envio de uma força de paz para garantir o novo pleito. Entre as atribuições dessa missão da ONU estava a organização da eleição para substituir o governo provisório, instalado após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, em fevereiro de 2004.

Depois de ter sido adiado oficialmente três vezes, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de fevereiro, quando serão eleitos os cargos de presidente da República, de senador (três por departamento com mandatos seis, quatro e dois anos, de acordo com a Constituição do Haiti) e de deputados. Se nenhum dos candidatos à presidente, obtiver maioria, ou seja, 50% mais um, então haverá um segundo turno, em 19 de março. Na disputa presidencial, estão 34 candidatos de diferentes partidos.

O Itamaraty terá diplomatas entre os observadores internacioanis das eleições, ao lado das equipes do Canadá, da Comunidade do Caribe (Caricom) e da OEA. No processo de organização das eleições no país, uma das principais dificuldades das autoridades foi o recastramento dos eleitores do país. A maioria da população do país mais pobre das Américas não tinha sequer carteiras de identidade. Com apoio da OEA e da ONU foi realizado um recadastramento para a produção de documentos que incluíam títulos eleitorais e identidade. O Haiti é o país mais pobre das Américas e tem uma população aproximada de oito milhões de pessoas.