Renan diz que fará "absolutamente tudo" para conciliar funcionamento do Senado com eleições

18/01/2006 - 11h10

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou hoje (18) que irá fazer "absolutamente tudo" para compatibilizar o funcionamento do Senado com a campanha eleitoral deste ano. "A realização das eleições obriga que os candidatos estejam permanentemente nos seus Estados", disse Renan em entrevista ao Programa Notícias da Manhã , da Rádio Nacional .

Para o senador, é necessário que se faça a inversão da pauta,d e modo que as matérias mais importantes sejam apreciadas logo neste início dos trabalhos parlamentares. "Acho que até junho - as convenções começam no dia 10 de junho -, temos espaço suficiente para votar as matérias que precisam ser votadas", afirmou. Renan destacou que, a partir daí os "holofotes estarão virados para as eleições" e os parlamentares terão que se dedicar às campanhas.

Renan Calheiros afirmou ainda que, apesar da crise, 2005 foi produtivo para o Senado. "Votamos mais de 1.700 matérias, apesar das comissões parlamentares de inquérito e de toda crise política. O Senado fez a sua parte, produziu e votou o que tinha de ser votado", ressaltou.