Renan diz que convocação extraordinária do Congresso foi inevitável, apesar de desgastante

18/01/2006 - 10h01

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar de "desgastante", a convocação extraordinária do Congresso Nacional foi "inevitável", na avaliação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Era tão inevitável que eu acho que essa vai acabar sendo a última convocação do Congresso Nacional, daí a sua importância", disse Renan em entrevista hoje (18) ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

O senador destacou que, durante a convocação, será possível votar matérias de interesse do país que não foram apreciadas, principalmente, pela Câmara dos Deputados. "A Câmara se envolveu em uma crise política muito séria durante todo o ano, inclusive teve que substituir o seu próprio presidente", disse.

Ele acredita que durante a convocação extraordinária o Congresso vote o projeto que reduz o recesso parlamentar. O senador destacou também a aprovação, ontem (17), na Câmara, do fim de pagamento de salário extra durante as convocações extraordinárias. "O pagamento em dobro é um absurdo, é uma coisa que vem de muitos anos e que teve, nesta convocação, uma oportunidade definitiva para acabar", afirmou.

Para Renan, será possível votar até amanhã, no Senado, o projeto que acaba com a remuneração extra. "Eu acho que vamos demonstrar, ao final da convocação, que ela foi útil por tudo isso ao Brasil", ressaltou.