Relatório da CPI dos Bingos é ''instrumento político-eleitoral'', diz nota da Caixa Econômica

18/01/2006 - 16h50

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Caixa Econômica Federal divulgou hoje (18) nota em que afirma considerar o relatório parcial da CPI dos Bingos "um instrumento político-eleitoral". O relatório, apresentado hoje pelo relator da CPI, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), pede o indiciamento do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e de dois ex-presidentes do banco, Sérgio Cutolo e Emílio Carazzai. Além deles, é pedido o indiciamento de outras 31 pessoas e três empresas.

De acordo com a nota, a Caixa constatou no relatório vários erros de informação e parcialidade diante do não aproveitamento do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), além de outras distorções.

A Caixa classifica de absurda a proposta de decreto legislativo constante no relatório que estipula prazo de 60 dias para a regularização do cronograma de substituição da Gtech e determina a extinção do contrato atual em maio de 2006.

"Lamentavelmente, a comissão, ao invés de cumprir seu papel constitucional e a expectativa da sociedade brasileira de investigar de forma isenta os assuntos de que trata, acabará por aprovar peça política, dissociada dos fatos exaustivamente investigado pelas autoridades", afirma a nota.

O relatório parcial deve ser votado pela CPI dos Bingos na próxima quarta-feira (25).