Relação entre Brasil e Argentina favorece cooperação aos países sul-americanos, diz Lula

18/01/2006 - 18h10

Carolina Pimentel
Repórter da Agencia Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a cooperação entre o Brasil e a Argentina é uma forma de ajudar outros países da América do Sul. "Haiti e Bolívia são dois exemplos de como a estreita cooperação entre Brasil e Argentina pode ser benéfica para o progresso e a paz em nossa região", observou. "Separados, o que podemos fazer é relativamente pouco. Juntos podemos levar adiante o sonho de uma integração sul-americana e latino-americana, baseada na paz, na justiça social e na democracia", acrescentou Lula, que hoje (18) se reuniu com o presidente argentino, Nestor Kirchner, no Palácio do Planalto.

O presidente lembrou que Argentina e Brasil superaram suas dificuldades econômicas, citando como exemplo o pagamento das dívidas dos dois países com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "A decisão, em particular, reforça a determinação da Argentina e do Brasil de redefinirem, de modo coordenado, seu lugar no mundo", avaliou, acrescentando que ambos os países vão continuar lutando pelo fim das barreiras impostas pelos países ricos aos produtos agrícolas das nações em desenvolvimento.

Depois do encontro no Palácio do Planalto, Lula e Kirchner almoçaram no Palácio do Itamaraty, onde trocaram presentes. O presidente brasileiro deu ao colega argentino um jogo de camisas do Corinthians e uma camisa do Palmeiras e recebeu uma camisa do time de futebol argentino Racin.