Presidentes do Brasil e da Argentina terão encontros regulares para garantir cooperação bilateral

18/01/2006 - 16h51

Carolina Pimentel
Repórter da Agencia Brasil

Brasília – Os governos do Brasil e da Argentina decidiram realizar encontros semestrais para discutir a relação bilateral, informou hoje (18) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de reunir-se com o presidente argentino, Nestor Kirchner, no Palácio do Planalto.

Segundo Lula, o sucesso da cooperação entre os dois países depende de encontros estreitos, que garantam, por exemplo, o cumprimento de acordos. "O êxito de nossa parceria requer consultas cada vez mais estreitas. Não basta assinar acordos, é preciso garantir que eles sejam postos em prática. Por essa razão, decidimos estabelecer um mecanismo regular de encontros semestrais entre os presidentes", afirmou.

O presidente brasileiro lembrou as conquistas dos dois países nas áreas de ciência e tecnologia, políticas industriais, trabalho, saúde, intercâmbio militar, cultura, esporte e comunidades fronteiriças. "Esses avanços não seriam possíveis sem uma parceria econômica cada vez mais sólida", disse, ao elogiar a atuação de Kirchner. "Sob sua segura direção, a Argentina deixou para trás anos de ceticismo e submissão para encontrar definitivamente seu destino", observou. O presidente argentino retribuiu os elogios e classificou sua visita como mais um elo da cadeia que une o Brasil e Argentina.

Lula destacou que ele e o colega argentino superaram as expectativas dos céticos. "Aqui viemos apenas reconhecer que temos muito por fazer, mas que já fizemos, nesse pouco tempo, muito mais do que os céticos esperavam que fizéssemos", disse. "Sei que muitas vezes Vossa Excelência [Kirchner] é criticado por essas relações, por acreditar nesses acordos, muitas vezes sou criticado por essa relação e por esse acordo. Nós dois ganhamos as eleições e existimos, politicamente, exatamente para resolver os desafios que outros não ousaram resolver", acrescentou.