Kirchner destaca no Congresso importância das relações entre Brasil e Argentina

18/01/2006 - 18h04

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ao participar nesta tarde, da sessão solene conjunta do Congresso Nacional, em sua homenagem, o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, voltou a destacar a necessidade de se intensificarem as relações entre Brasil e Argentina para que os dois países avancem na cooperação e desenvolvam projetos voltados para seus interesses comuns. Em discurso, Kirchner ressaltou que agora, mais do que nunca, Brasil e Argentina estão dispostos a ‘romper um passado’ e a intensificar as relações.

Como projetos comuns, Kirchner destacou o fortalecimento das economias brasileira e argentina e o combate às desigualdades sociais de seus países e das nações vizinhas. A consolidação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) também é interesse de ambos os países, destacou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que discursou antes de Kirchner na cerimônia, destacou as características comuns aos dois países e afirmou que a integração sul-americana "não é uma escolha ou uma opção, e sim um destino".

O discurso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também ressaltou a necessidade de Brasil e Argentina intensificarem as relações. Para Renan, fortalecer o Mercosul também é um ponto fundamental para consolidar a relação entre os países do continente sul-americano.