Governo e sociedade dividirão Espaço Brasil na Venezuela

18/01/2006 - 10h18

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio - O governo e a sociedade civil brasileira dividirão 300 metros quadrados em Caracas, na Venezuela. O estande, chamado Espaço Brasil, é parte da programação da edição americana do 6º Fórum Social Mundial, que acontece entre os dias 24 e 29 de janeiro em Caracas, na Venezuela.

Na parte governamental do estande, patrocinado pela Petrobras, serão feitas apresentações de projetos sociais como Fome Zero, Luz para Todos e Mercosul Cidadão (com a exibição de filmes produzidos por países do Mercosul).

Segundo Salete Valesan, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, o espaço terá também o papel de "ajudar na construção dos próximos fóruns sociais", através de cadastramento de visitantes, que será feito em português, inglês, espanhol e francês. "Esse cadastramento já é feito desde a primeira edição do Fórum. A partir dele, tivemos articulações internacionais importantes, como a Campanha Global pelo Direito à Alimentação e a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação", disse Salete.

O cadastro também servirá para apontar temas de debate para os próximos fóruns, que serão encaminhados para comitê organizador. "Isso foi o que aconteceu com o levantamento feito no ano anterior do Fórum da Índia", disse. "Detectou-se uma demanda sobre diversidade cultural. E essa questão foi trabalhada nesse país, até mesmo na concepção do espaço físico do Fórum, que teve tendas montadas com panos típicos indianos e galhos, em respeito à cultura local".

Salete Valesan disse esperar que a troca de informações, viabilizada pelo Espaço Brasil possa abrir espaço para um maior estreitamento cultural, especialmente entre os países da América Latina. "Um exemplo pode ser através das rádios comunitárias, que costumam participar ativamente dos fóruns. É possível que sejam criados convênios para a troca de notícias e músicas".