Encontro presidencial discutiu efetivação de protocolos assinados em 2005, diz ministro argentino

18/01/2006 - 18h18

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A concretização dos mais de 20 protocolos assinados entre o Brasil e a Argentina em novembro do ano passado foi um dos principais temas da reunião de hoje (18) entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nestor Kirchner. "Foi feita uma primeira revista no plano de trabalho de 2006", informou o ministro de Relações Exteriores, Comércio e Culto da Argentina, Jorge Taiana.

Segundo ele, os presidentes e os ministros dos dois países presentes ao encontro falaram sobre a cooperação em áreas como indústria naval, de armamentos e aeronáutica, além da possibilidade do trabalho conjunto no campo da ciência e tecnologia. Hoje, Lula e Kirchner assinaram uma segunda Declaração Conjunta para cooperação bilateral na área espacial, especificamente no campo de plataformas nas áreas de satélites e de veículos lançadores completos.

Questões comerciais em fase de negociação também entraram em pauta, como a renovação do acordo automotivo, que estabelece regras para o comércio de veículos entre os dois países, e a Cláusula de Adaptação Competitiva, mecanismo que restringe a entrada de alguns produtos brasileiros no mercado argentino até que a indústria daquele país recupere sua competitividade.

Em discurso após o encontro, Lula disse ter confirmado a disposição brasileira de colaborar na intensificação de medidas que ajudem a acelerar a reindustrialização argentina, de forma que desequilíbrios ocasionais não se tornem estruturais. "Estamos abertos a propostas para aperfeiçoar os acordos setoriais que temos em áreas prioritárias, como a automobilística", ressaltou o presidente brasileiro.

O assunto também foi debatido em reunião ocorrida na tarde de hoje entre a ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli, o ministro de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e técnicos dos ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores.

De acordo com Taiana, outra área abordada na reunião presidencial foi a integração física e energética entre os dois países. Lula e Kirchner falaram sobre os investimentos feitos e os previstos pela Petrobras na Argentina, sobre o aproveitamento conjunto de energia hidrelétrica no Rio Uruguai e a expansão da rede de gasodutos.

A construção de um gasoduto de oito mil quilômetros entre Caracas (na Venezuela) e Buenos Aires (capital argentina) passando pelo Brasil, será o principal tema de reunião prevista para ocorrer amanhã, em Brasília, entre Lula, Kirchner e o presidente venezuelano Hugo Chavez. "A expectativa para o encontro é avançar no desenho da integração energética", resumiu o chanceler argentino.