Debates sobre Metas do Milênio serão encerrados hoje

18/01/2006 - 7h58

Brasília - Representantes de 11 países da América Latina, Europa, Ásia e África participam hoje do último dia de debates da mesa-redonda da América Latina sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O encontro teve início ontem (17) e é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência e pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal é discutir os novos instrumentos educacionais e de mobilização da sociedade para atingir as oito Metas do Milênio.

Hoje, os trabalhos começam às 8h30 no Palácio Itamaraty, com um café da manhã com jornalistas que fazem a cobertura do encontro. Em seguida e durante todo o dia serão realizadas reuniões de grupos de debates e sessões plenárias. O encerramento da mesa-redonda está previsto para as 18 horas.

Os ODMs foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque (EUA). Na ocasião, líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milênio, documento que oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015. Para isso, foram estabelecidos oito objetivos que são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.