CPI dos Correios faz reunião administrativa e toma novos depoimentos

18/01/2006 - 6h21

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promove reunião administrativa, às 9 horas no Senado. Em pauta, a votação de requerimentos e a discussão de assuntos internos.

No fim da manhã (11 horas), os membros da CPMI ouvem o vice-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado. Ele vai prestar esclarecimentos sobre as relações econômico-comerciais do banco com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. O publicitário é apontado como um dos operadores do suposto esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada. Salgado depõe como investigado e protegido por uma liminar em habeas corpus concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim. A condição de investigado impede que o vice-presidente do Banco Rural seja preso caso se recuse a responder perguntas dos parlamentares que possam incriminá-lo.

Os trabalhos de investigação da CPMI continuam à tarde, a partir das 14 horas, quando os membros da Sub-relatoria que apura possíveis irregularidades nos fundos de pensão tomam cinco depoimentos. Serão ouvidos Sérgio de Moura Soeiro, Jorge Luiz Gomes Chrispim e João Luiz Ferreira Carneiro, da Euro Distribuidora de Títulos Imobiliários; e Júlio Victor Bittencourt Fabbriani e Luiz Cláudio Lins Fabbriani, do fundo Dilon.