Brasil, Argentina e Venezuela discutem amanhã construção de gasoduto

18/01/2006 - 6h23

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A construção de um gasoduto de 8 mil quilômetros, ligando Caracas a Buenos Aires, será o principal tema do encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez. Os três têm reunião marcada nesta quinta-feira (19), em Brasília. No mês passado, foi criada uma comissão para analisar a viabilidade do projeto. Depois disso, ministros de energia dos três países reuniram-se para tratar do tema.

"Durante a reunião tripartite, os presidentes deverão ser informados sobre os resultados da reunião ministerial", explicou o sub-secretário geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Eduardo Martins Felício. De acordo com ele, informações preliminares indicam que a capacidade exportadora da Venezuela seria de mais de 100 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Atualmente, o Brasil importa da Bolívia – seu principal fornecedor – 26 milhões de metros cúbicos por dia. O volume, segundo o embaixador, corresponde a 35% do consumo brasileiro. "Seria interessante para o Brasil até aumentar as quantidades de consumo de gás em sua matriz energética", opinou Felício. "É uma coisa promissora, mas tudo vai depender de estudos de viabilidade, de quanto custa esse projeto."

De acordo com o Ministério de Energia da Venezuela, a construção levaria de 5 a 7 anos e exigiria investimentos entre US$ 17 e 20 bilhões de dólares. Em comunicado de imprensa, o governo venezuelano diz que os estudos estão avançando e informa a realização, no último dia 12, de reunião sobre o tema entre o presidente Hugo Chavez e empresários argentinos e brasileiros do setor de gás e petróleo.

Na mesma nota, o ministro venezuelano Rafael Ramirez, que também é presidente da estatal energética Petróleos de Venezuela, S.A. (Pdvsa), diz que os pormenores do projeto serão tratados em uma reunião ministerial no começo de março, possivelmente na Venezuela.

A construção do gasoduto será o principal, mas não o único assunto da reunião de trabalho entre Lula, Kirchner e Chavez, na Granja do Torto. Os presidentes também deverão avaliar propostas de cooperação nas áreas de educação, cultura e economia e debaterão temas da agenda regional e mundial.

De acordo com o Itamaraty, o encontro trilateral dará continuidade ao processo de diálogo iniciado em 1º de março de 2005, em Montevidéu, durante cerimônia de posse do Presidente Tabaré Vázquez. Posteriormente, os três Presidentes reuniram-se à margem da Cúpula América do Sul - Países Árabes, em maio de 2005, em Brasília, e durante a Cúpula do Mercosul, em dezembro último, em Montevidéu.

Em cumprimento às decisões dos Presidentes, foram realizadas reuniões de Ministros da área social (Brasília, 29/4/2005), de Ministros de Energia (9/5/2005), de Ministros da Economia (Buenos Aires, 13/6/2005) e de Presidentes de Bancos Centrais (28/4/2005).

Como resultado concreto dos encontros, criou-se a Petrosul - instância política de coordenação de ações nas áreas energética e petrolífera – e foi firmado o Memorando de Entendimento sobre Interconexão Gasífera entre os três países, dentre outras iniciativas.