Polícia Federal prende juiz acusado de prometer emprego na Petrobras a 18 mil pessoas

17/01/2006 - 16h12

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Polícia Federal prendeu ontem (16) um juiz arbitral acusado de lesar 18 mil pessoas com uma promessa de emprego na Petrobras. Segundo as investigações da Delegacia Federal de Macaé, no norte fluminense, o esquema acontecia havia pelo menos cinco meses e pode ter rendido R$ 600 mil ao juiz.

De acordo com o chefe da delegacia, Eduardo Fonte, o juiz arbitral anunciava em jornais e panfletos a realização de palestras que garantiriam aos interessados um emprego na estatal brasileira. Nesse encontro, que, de acordo com Fonte, reunia diariamente cerca de 100 pessoas em uma sala comercial da cidade do Rio, o juiz cobraria R$ 33 de cada candidato como uma taxa para exames médicos e psicológicos admissionais para a vaga prometida.

"Depois dos exames, essas pessoas recebiam a orientação para que ficassem em casa aguardando. Elas aguardavam um emprego que nunca viria", afirmou Fonte. "Ontem, ele [o juiz arbitral] confessou em interrogatório que, dentre as 18 mil pessoas, só conseguiu efetivamente empregar uma".

O juiz arbitral foi indiciado por estelionato e por crime contra a organização do trabalho, podendo ser condenado a até oito anos de prisão.