País tem condição de superar algumas das Metas do Milênio, avalia pesquisadora

17/01/2006 - 15h51

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil tem condições de superar, até 2015, algumas das oito Metas do Milênio acordadas entre os 191 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU). A avaliação é da diretora de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Anna Peliano. Ela cita dois exemplos. Um é do da meta de universalizar o ensino básico fundamental, que já teria sido atingida. Outra meta, o governo ampliou, já que tem perspectiva de superar, como a de reduzir pela metade a extrema pobreza. No Brasil, o governo assumiu a meta de reduzi-la a um quarto. Também definiu a meta de garantir o acesso das crianças a escola por oito anos e não apenas nos quatro primeiros, com propõe a ONU.

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, concorda com Anna. "A proposta nas Nações Unidas é reduzir a pobreza absoluta e a fome. Nós ousamos mais, estabelecemos que a meta é acabar com a fome, assegurar a todos os brasileiros o direito fundamental à alimentação, alimentação todos os dias, com regularidade, qualidade, quantidade e reduzir a pobreza absoluta a um quarto", afirmou Patrus.

O tema foi discutido durante a mesa-redonda: Mobilização e Diálogo Social para Promover o Avanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na América Latina. O evento tem promoção do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e acontece hoje (17) e amanhã, em Brasília.