Ministra Matilde Ribeiro representará o Brasil na edição africana do Fórum Social Mundial

17/01/2006 - 11h45

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A cidade de Bamako, em Mali, sediará a partir desta quinta-feira (19) a edição africana do 6° Fórum Social Mundial. A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), será a principal representante do governo brasileiro no evento.

Na abertura do Fórum, a ministra participará do painel "A luta das mulheres do Sul: ética, política e descolonização do pensamento". Matilde Ribeiro deverá falar sobre a situação das mulheres negras na América do Sul e Caribe e destacar as políticas brasileiras relacionadas a gênero e raça. A ministra terá ainda reuniões com autoridades africanas para discutir a Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, que ocorrerá no Brasil de 8 a 10 de maio.

Este ano, diferente do que ocorreu nas outras cinco edições anteriores, o Fórum Social Mundial será descentralizado em três cidades, e não apenas em uma. A edição africana do 6º FSM segue até 23 de janeiro. A edição americana do Fórum ocorrerá em Caracas, na Venezuela, de 24 a 29 de janeiro. Está prevista ainda uma edição asiática, que será realizada em Karachi, no Paquistão, mas ainda não tem data confirmada.