Governo prevê participação de no mínimo 12 ministérios e secretarias no Fórum de Caracas

17/01/2006 - 14h26

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo brasileiro prevê a participação de pelo menos 12 ministérios e secretarias na edição americana do 6° Fórum Social Mundial a ser realizada em Caracas, na Venezuela, entre os dias 24 e 29 de janeiro. Cinco ministros devem estar presentes no evento, segundo informações da secretaria-geral da Presidência da República.

Estão previstas as participações dos ministros de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire.

Secretários, técnicos e assessores também irão participar dos debates, como o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Programas brasileiros relacionados a diversos temas serão discutidos no Fórum, como reforma agrária, saúde do trabalhador, agricultura familiar, moradia popular, preservação do meio ambiente e política energética.

O secretário de gestão participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, por exemplo, irá falar sobre a participação popular na gestão do sistema de saúde. Já o secretário de inclusão social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg, discutirá a importância de se construir uma política pública direcionada ao setor. Os resultados da 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial serão apresentados pelo secretário-adjunto da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Douglas Martins.

O ministro Miguel Rossetto falará sobre a Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, que ocorrerá no Brasil em março deste ano. O ministro Luiz Dulci participará de um debate sobre perspectivas e desafios para o desenvolvimento; e o ministro Paulo Vannuchi participará de um painel sobre perseguição política e os desaparecidos durante as ditaduras na América. A ministra do meio ambiente, Marina Silva, deverá falar sobre a construção de uma democracia participativa para o desenvolvimento sustentável.

No Fórum haverá ainda uma área chamada "Espaço Brasil", dividido entre a sociedade civil e o governo brasileiro. Nesse espaço, o governo irá apresentar painéis sobre os seguintes temas: Fome Zero e Luz para Todos; Agricultura Familiar e Reforma Agrária; Democratização da Educação; Mercosul Cidadão; Participação Social (onde serão apresentados os resultados das conferências realizadas no país, como a de saúde e meio ambiente) e Combate ao Turismo Sexual. A Petrobras apresentará ainda outros três painéis sobre água, rede de tecnologias sociais e direitos da criança e do adolescente.