Governo estuda possibilidade de contratação de mais 1.750 professores universitários

17/01/2006 - 19h58

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal estuda a possibilidade de abrir concurso para contratação de 1.750 professores para o Programa de Expansão do Ensino Superior. O pedido de contratação foi feito por 55 reitores e diretores de universidades, que foram recebidos hoje, no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O MEC já havia anunciado que quatro mil professores serão chamados para o Programa Expandir, um projeto de expansão universitária.

Na reunião, Haddad afirmou que o pedido dos reitores para contratação de mais professores foi recebido pelo governo como um apoio, para dar consistência ao projeto de expansão. "Há uma reivindicação dos reitores para que sejam criadas mais 1.750 vagas de docentes. Nós estamos com esse projeto de lei pronto no MEC para encaminhamento ao Ministério do Planejamento", disse Haddad.

Segundo o ministro, Lula pediu que as reuniões com os reitores e diretores das universidades federais sejam mais freqüentes. "O presidente Lula quer inclusive institucionalizá-las. Ele deseja que a Presidência da República tenha por obrigação receber o colegiado de reitores, para ter contato com a realidade das instituições, e para que a gente tenha um projeto consistente para a educação superior", afirmou o ministro.

Com o Programa Expandir, o governo está criando 10 universidades federais e 42 expansões para beneficiar 68 municípios, a maioria no interior. O projeto vai abrir 125 mil novas vagas no ensino superior público do Brasil. Coordenado pelo Ministério da Educacao, o programa terá investimentos de quase R$ 600 milhões, até 2007.

Fernando Haddad disse ainda que recebeu do presidente Lula um pedido para apresentar, até o próximo dia 27, o texto da reforma universitária, que deverá depois ser enviado para apreciação e votação no Congresso Nacional.