Emprego na indústria paulista tem pior crescimento desde 2003, indica Ciesp

17/01/2006 - 14h52

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O nível de emprego da indústria paulista fechou o ano de 2005 com crescimento de 0,97%, de acordo com a pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). É o pior resultado, por este levantamento, desde 2003 quando houve redução de 0,24%. A pesquisa indica que a indústria paulista fechou 18.420 postos de trabalho no ano de 2005 contra 8.318 fechados no ano anterior.

Segundo o diretor titular do Departamento de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, os resultados tornam 2005 "um ano desperdiçado" para a indústria. "Fatores que convergiam para uma expansão mais rápida tanto da economia, da produção, do nível de atividade o que é quase sinônimo de geração de postos de trabalho foram uma oportunidade não aproveitada no país".

Tabacof salientou que, em 2005, houve desaceleração dos investimentos, o que segundo ele é negativo para a indústria porque a falta de investimentos barra o desenvolvimento econômico. O setor de máquinas e equipamentos foi destacado na pesquisa por refletir as expectativas de investimento e crescimento futuro da indústria. De acordo com o Ciesp, o ano de 2005 fechou com desaceleração de 1,33% nesse setor. Em 2004 a taxa de investimentos foi de 5,75%.

Tabacof disse esperar que 2006 seja um ano melhor do que o anterior e, segundo ele, os fatores atuais são favoráveis para que a indústria consiga resultados melhores. Na avaliação do diretor de economia o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve ser de 3%, o crescimento da indústria por volta de 4,5% assim como o emprego. Mas ele destaca que espera por uma queda da taxa básica de juros. "Nós temos que esperar e proclamar que é preciso que haja uma queda rápida nos juros. Não tem nenhum motivo para manter a Selic nessa altura".