Em São Paulo, 21% das estradas do Plano Emergencial foram recuperadas

17/01/2006 - 12h04

Beatriz Pasqualino
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Mais de 135 quilômetros de estradas no estado de São Paulo já foram restaurados desde o início da Operação Tapa-Buracos, que começou na semana passada. A informação é do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que fez o balanço da operação entre os dias 9 e 12 de janeiro.

O Plano Emergencial prevê recuperar 620 quilômetros de estradas paulistas sob responsabilidade do Dnit. Outros 178 quilômetros estão sob responsabilidade do Exército. As obras estão sendo feitas em cinco rodovias: Régis Bittencourt (BR-116), Fernão Dias (BR-381), Transbrasiliana (BR-153), Lorena (BR 459) e Rio-Santos (BR-101). Mais de 110 homens trabalham nas equipes.

A Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao Paraná, é a estrada que teve maior trecho recuperado até agora: 110 quilômetros dos 300 previstos até a conclusão do Plano Emergencial. Na Rio-Santos, dos 53 quilômetros que precisam dos serviços de tapa-buraco, pouco mais de um quilômetro foi restaurado.

De acordo com o Dnit de São Paulo, as obras não prejudicam o tráfego de veículos e nenhuma pista precisou ser totalmente interditada até o momento. Só a Rodovia Régis Bittencourt, que tem pista dupla, sofreu alteração no tráfego na altura do município de Juquitiba. Ontem (16) a estrada passou a operar em pista simples e só deve ter a outra pista liberada quando as obras terminarem, ou seja, daqui a seis meses. Segundo o Dnit, a obra é necessária para garantir mais segurança à rampa que margeia a estrada e para a renovação do pavimento.