Conselho de Ética suspende depoimento do deputado José Mentor

17/01/2006 - 19h38

Brasília, 17/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Ricardo Izar (PTB-SP), suspendeu, há pouco, a reunião em que estava sendo ouvido o deputado José Mentor (PT-SP), investigado por ter recebido R$ 120 mil das contas do empresário Marcos Valério de Souza.

O início da ordem do dia da Câmara motivou a suspensão da reunião do conselho, que continuará a ouvir o parlamentar em outra data. Na ocasião, serão recebidos requerimentos da defesa, que quer juntar novos documentos ligados à investigação, devido a questionamentos feitos na sessão de hoje. Vão ser ouvidas também interpelações de deputados que estavam inscritos e não tiveram tempo de falar.

O relator do processo, Edmar Moreira (PFL-MG), disse que "repudia qualquer raciocínio de que o resultado do seu trabalho vá ser influenciado pela ordem de apresentação" no conjunto dos deputados que estão sendo investigados pelo conselho. Mentor, por sua vez, afirmou que os documentos que serão fornecidos à comissão "não significam medida protelatória, mas o exercício do direito de responder a novos questionamentos feitos hoje".

Ele afirmou que o dinheiro recebido de Marcos Valério foi em pagamento de três trabalhos de assessoria contratados pelo empresário ao seu escritório de advocacia (José Mentor, Pereira Melo e Advogados Associados). Segundo Mentor, são trabalhos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, licitações na área de publicidade e prestação de serviços e direitos trabalhistas.

O depoimento de José Mentor começou na manhã de hoje e foi interrompido no início da tarde para que o Conselho de Ética ouvisse a leitura do relatório e do voto do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), no processo em que pediu a cassação do mandato de Wanderval Santos (PL-SP). Em face de pedido de vista do processo, formulado pelo deputado José Carlos Araújo (PL-BA), o Conselho de Ética voltará a tratar do assunto na próxima quinta-feira (19).