Começa reunião para apreciar relatório sobre implantação da TV digital no país

17/01/2006 - 17h51

Brasília, 17/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Comitê de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, composto por 11 ministérios, reúne-se, neste momento, para apreciar o relatório final sobre o processo de implantação da TV digital no Brasil. A reunião de hoje (17) dará base ao anúncio oficial de lançamento do novo sistema, a ser feito em fevereiro.

O relatório, elaborado com base em pesquisas realizadas por 20 consórcios compostos de 100 instituições de pesquisa públicas e privadas, foi consolidado pelo Centro de Pesquisa e Informação em Telecomunicações, e trata dos aspectos técnicos, econômicos e sociais do novo sistema.

O sistema digital começa a funcionar em caráter experimental em julho, mas só na cidade de São Paulo. A previsão é que, a partir de setembro, entre definitivamente em operação.

Participam da reunião, no Palácio do Planalto, os ministros das Comunicações, Hélio Costa; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; da Fazenda, Antônio Palocci; e do Planejamento, Paulo Bernardo. Também estão presentes o ministro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, e os secretários executivos dos ministérios das Relações Exteriores, Samuel Guimarães, e da Cultura, Juca Ferreira.