Programa de crédito deve beneficiar micro e pequenas empresas fora dos grandes centros do país

16/01/2006 - 18h41

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília - Empresas de micro e pequeno porte que têm idéias inovadoras na área de tecnologia, mas não dispõem de recursos para tocar seus projetos, podem participar do programa de crédito Inovar Semente, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. As inscrições estarão abertas a partir de 31 de janeiro e terminam em 30 de julho. As regras para a seleção foram publicadas em dezembro do ano passado e podem ser consultadas por meio do endereço www.finep.gov.br.

A instituição prevê investimentos de R$ 300 milhões, dos quais 40% virá da Finep, outros 40% deverão ser aplicados por um banco de desenvolvimento regional ou por uma entidade que atue no setor de tecnologia e os 20% restantes devem ser investidos por empresas privadas.

Segundo a analista de Investimentos do programa, Janaína Prevot, o objetivo é estimular o surgimento de empresas de tecnologia e "formar fundos locais para empreendedores que precisem de uma pequena quantia de dinheiro para se alavancar".

Os fundos devem ter um montante inicial de R$ 12 milhões para apoiar entre 12 e 15 empresas. Cada um deles deverá ter um gestor e conselho formado localmente com representantes da Finep. A previsão é que sejam lançados entre dois e três fundos este ano, número que deve dobrar em 2007.

De acordo com Finep, o programa pretende concentrar o apoio a empresas em 24 regiões do país, que estejam distantes das grandes cidades. A Finep já identificou localidades que têm projetos para o desenvolvimento tecnológico, como Campina Grande (PB), Maringá (PR), Vale dos Sinos (RS) e oeste de Goiás.