Ministro Jaques Wagner vai ao Congresso discutir votação de matérias prioritárias

16/01/2006 - 19h44

Brasília, 16/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - No primeiro dia em que foram realizadas sessões plenárias este ano na Câmara e no Senado, o ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, encontrou-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir "as possibilidades reais" de votação de matérias de interesse do Executivo durante o período de convocação extraordinária do Congresso. A convocação vai até 14 de fevereiro.

Ainda hoje (16), o ministro Jaques Wagner deve se reunir no Palácio do Planalto com os líderes do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP).

Amanhã (17), Jaques Wagner volta ao Congresso para conversar com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O ministro disse que, no encontro de hoje, Renan Calheiros manifestou disposição de votar "o máximo de matérias possíveis". Wagner citou algumas matérias prioritárias para o governo, como a que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a que cria a Super Receita, que é a fusão dos serviços de arrecadação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Receita Federal. As duas matérias estão na Câmara.

O ministro de Relações Institucionais disse que desconhece qualquer intenção da base governista na Câmara de solicitar a retirada do pedido de urgência na tramitação do projeto de lei que cria a Super Receita. "Não tenho autorização do presidente para discutir isso, nem sei nada sobre o assunto. Vou me reunir com os líderes Chinaglia e Mercadante e, se trouxerem essa demanda, levarei ao presidente da República", afirmou.