Lula fala à nação esta noite sobre pagamento de dívida com FMI

16/01/2006 - 11h20

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala hoje (16), às 20h15, em rede nacional de rádio e televisão, sobre o pagamento antecipado da dívida do Brasil com Fundo Monetário Internacional (FMI). De acordo com nota da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz do Palácio do Planalto, ele explicará as vantagens do pagamento da dívida e "o novo estágio de relacionamento com a comunidade internacional".

Lula apresentará ainda as perspectivas sobre o desenvolvimento do Brasil nos próximos anos. O pronunciamento terá duração de cerca de nove minutos e foi gravado no Palácio da Alvorada, segundo a nota.

No dia 27 de dezembro, o governo brasileiro antecipou o pagamento da dívida com o FMI no valor de US$ 15,5 bilhões. O pré-pagamento deverá resultar em uma economia de US$ 900 milhões que seriam gastos com juros, caso fosse cumprido o cronograma original do empréstimo, a vencer em 2007. Na semana passada, o diretor-gerente do FMI, o espanhol Rodrigo de Rato, visitou o Brasil para oficializar a antecipação do pagamento.