Lula diz que não irá parar de viajar por causa de um ano eleitoral

16/01/2006 - 13h36

Carolina Pimentel
Repórter da Agencia Brasil

Brasília – "Estamos viajando e vamos continuar viajando muito mais, porque esse é o papel do presidente da República. Ele não pode parar por causa de um ano eleitoral", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje (16) a jornalistas, depois da visita às obras de recuperação da BR –101 Nordeste no Rio Grande do Norte. De manhã, durante o programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula afirmou que "entre não fazer e ser criticado e fazer e ser criticado, eu prefiro fazer".

"Tenho que governar o Brasil até o dia 31 de dezembro de 2006. Eu não sei se os críticos gostariam que eu ficasse trancado dentro do Palácio do Planalto. Talvez eles queiram que eu fique trancado lá, para eles poderem andar sozinhos. Como eu tenho a responsabilidade de governar, eu sou obrigado a andar pelo Brasil para fiscalizar as coisas que estamos fazendo", disse Lula.

Ele repetiu as repostas que deu no rádio às críticas de que o programa de recuperação das estradas do governo federal tem caráter eleitoral. "Se você não faz, vira campanha do adversário. Se você faz, diz que é campanha sua. Entre não fazer e fazer, eu prefiro ser criticado fazendo, porque pelo menos o povo sofre menos".

O presidente visita também obras de recuperação da rodovia BR–101 Nordeste, na Paraíba e em Pernambuco. Na primeira fase da obra na BR-101, os engenheiros do Exército vão recuperar 142,5 quilômetros, com investimento de R$ 521, 8 milhões. No total, o projeto prevê a recuperação de 336 quilômetros de Natal (RN) até Palmares (PE). O custo total estimado é de R$ 1,51 bilhão. As obras não fazem parte do programa emergencial do governo federal, iniciado na primeira semana de janeiro.