Lula diz que duplicação da BR-101 é importante porque rodovia é "corredor turístico" nordestino

16/01/2006 - 5h49

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A duplicação da BR-101 Nordeste vai permitir que os motoristas viajem com tranqüilidade, além de ser importante para o desenvolvimento turístico da região. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa de rádio Café com o Presidente. "Essa obra é uma promessa feita para o Nordeste há muitos anos. É uma obra extremamente importante porque é um corredor turístico para quem quer percorrer o Nordeste".

O presidente visita hoje (16) as obras de duplicação e restauração da BR-101 Nordeste que foram iniciadas em três estados: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A obra está sendo executada pelo Batalhão de Engenharia e Construção do Exército e não faz parte do plano de recuperação das estradas federais, iniciado no último dia 9. A BR-101 vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

De acordo com Lula, o governo pretendia iniciar a obra em março de 2005, mas empresas que perderam a licitação questionaram o processo por meio de recursos judiciais e atrasaram a execução. A solução foi entregar parte da duplicação e restauração ao Exército. "Não podemos ficar esperando a briga entre as empresas. A obra toda tem 336 quilômetros de extensão, nós estamos dando para o exército fazer 142 quilômetros."

O presidente disse ainda que se a disputa judicial não for resolvida, a obra poderá ser toda realizada pelo Exército brasileiro. "O que queremos é garantir que as pessoas tenham facilidade para transitar no nosso país", assegurou.

Segundo Lula, a obra vai custar R$ 1,5 bilhão. O valor do trecho coordenado pelo Exército fica em torno de R$ 520 milhões. Nos trechos visitados pelo presidente estão sendo feitos a duplicação e restauração da pista, a construção de viadutos, de passarelas, de vias laterais e o alargamentos de pontes.

O programa Café com o Presidente de hoje (16) foi uma edição especial com cerca de 11 minutos de duração. A edição compacta com seis minutos também foi veiculada e está disponível no endereço eletrônico http://www.radiobras.gov.br/cafepresidente