Lula afirma que, ao fim do mandato, estradas estarão em melhores condições

16/01/2006 - 5h49

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera chegar ao final de seu mandato com estradas em melhores condições. "Nós vamos chegar com as estradas em melhores condições. Certamente, não vamos chegar no ideal, porque são 26 mil quilômetros de estradas que estão em situação de precariedade", disse ele, no programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Segundo Lula, ao assumir o governo, cerca de 37 do total de 58 mil quilômetros de estradas federais estavam deterioradas. A um ano do fim de seu mandato, restam 26 mil quilômetros de estradas a serem recuperadas, dos quais cerca de 19 mil já estão licitados e contratados para a restauração. Dos 7 mil quilômetros ainda não licitados, 5 mil são de estradas que foram estadualizadas no governo anterior.

Lula lembrou que 29% dos R$ 7,7 bilhões arrecadados com a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) em 2005 foram repassados a estados para que recuperassem as estradas que estão sob sua responsabilidade. "Mesmo passando a Cide para alguns estados, eles não fizeram as estradas que tinham sido contratadas pela Medida Provisória 82 feita ainda no governo passado". A Cide é um imposto cobrado sobre os combustíveis para a manutenção das estradas.

Para 2006, a previsão no orçamento da pasta de Transportes fica em torno de R$ 6 bilhões, de acordo com Lula. "Se nós continuarmos colocando essa quantidade de dinheiro, certamente, em poucos anos, teremos as estradas brasileiras todas consertadas e muitas estradas novas", afirmou.

O programa Café com o Presidente de hoje (16) foi uma edição especial com cerca de 11 minutos de duração. A edição compacta com seis minutos também foi veiculada e está disponível no endereço eletrônico http://www.radiobras.gov.br/cafepresidente