Faculdades vão selecionar candidatos a 1.047 vagas remanescentes do ProUni

16/01/2006 - 20h22

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília- Das 91.609 bolsas de estudos oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), para o primeiro semestre de 2006, sobraram 1.047. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, as vagas remanescentes da segunda pré-seleção vão ser liberadas para que as instituições de ensino superior possam preencher com alunos que estejam prestando vestibular ou já cursando a graduação.

"Seria impróprio reabrir um processo seletivo para centenas de milhares de alunos para disputar 500 bolsas remanescentes. Entendemos que um corpo-a-corpo junto à instituição é mais efetivo", afirmou ele hoje (16), em entrevista coletiva.

Haddad enfatizou que, mesmo assim, todos os alunos precisam atender ao perfil socioeconômico do ProUni, que é voltado para estudantes de baixa renda. Nesse caso, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está dispensada, mas o vestibular da instituição é obrigatório.

O ministro informou que sobraram 543 bolsas parciais adicionais, ou seja, "oferecidas por liberalidade da instituição, além do mínimo exigido em lei". As outras 528 são de cursos à distância e bolsas parciais (50%).

Para ele, mesmo com a sobra de vagas, o resultado da seleção foi positivo, porque foram preenchidas todas as bolsas integrais e quase a totalidade das parciais.

"Comparativamente ao ano passado, em que restaram cerca de cinco mil bolsas, acho que houve um avanço significativo", afirmou. "No próximo processo seletivo, vamos aperfeiçoar ainda mais o sistema de informática do ministério, criarmos guias e oferecermos mais informações para os alunos do ensino médio para que possamos chegar a 100%", acrescentou Haddad.

De acordo com o ministro, mais de 800 mil estudantes concorreram às vagas do ProUni para o primeiro semestre deste ano. O resultado da segunda pré-seleção está disponível na internet na página do MEC (www.mec.gov.br).Os candidatos selecionados tem até o dia 3 de fevereiro para apresentar a documentação exigida e comprovar dados nas instituições para as quais foram selecionados.