Em 2006, Consórcios Sociais da Juventude devem atingir 23 mil jovens em todo o país

16/01/2006 - 13h46

Beatriz Pasqualino
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Mais de 23 mil jovens devem participar este ano dos 15 Consórcios Sociais da Juventude, um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que atua na capacitação de jovens de 16 a 24 anos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, apesar de o orçamento de 2006 para o progrma ser menor que o do ano passado (cerca de R$ 42 milhões frente a R$ 63 milhões disponíveis em 2005), o objetivo do governo é fortalecer o projeto. "Gostaríamos de ter mais recursos para investir nessas ações porque a demanda é grande.Nós trabalhamos para fazer a adequação orçamentária e ampliar o número de convênios ao longo do ano", disse o ministro, que hoje (16) esteve em Guarulhos (SP) para uma reunião com representantes dos consórcios de todo o país.

Dados do ministério apontam que aproximadamente 38% dos alunos conseguem um emprego até o fim dos cursos de qualificação profissional e social oferecidos pelos consórcios. O percentual mínimo de inserção no mercado de trabalho exigido pelo governo federal é de 30%. Mais da metade dos jovens atendidos é mulher, com ensino médio completo, e cerca de 42% são afro-descendentes.

Juliana Conceição, de 16 anos, foi uma das participantes que ingressaram no mercado de trabalho. Ela foi contratada como estagiária do Banco do Brasil depois de freqüentar o "Consórcio Social Espaço da Juventude Voando para o Futuro", um convênio entre o ministério e a Organização Não Governamental Oxigênio, de Guarulhos. "Comecei a fazer o curso de inclusão digital e eles me chamaram para a entrevista de emprego. O consórcio foi uma oportunidade de poder aprender e trabalhar", contou.