CPI dos Bingos ouve amanhã ex-secretário de finanças da prefeitura de São José dos Campos

16/01/2006 - 10h59

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos retoma os trabalhos esta semana. De 16 de dezembro a 16 de janeiro, período de convocação extraordinária, os senadores não realizaram sessão.

Para amanhã (17), está marcado depoimento do economista Paulo de Tarso Venceslau, ex-militante do PT - expulso do partido no início de 1998 - e ex-secretário de finanças da prefeitura de São José dos Campos. De acordo com assessoria da CPI, em 1997 ele denunciou ao então diretor nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, irregularidades envolvendo a Consultoria Para Empresas e Municípios (CPEM), que prestava serviços a diversas prefeituras do partido. Segundo Tarso, o esquema era operado pelo advogado Roberto Teixeira, amigo do presidente Lula.

Na quarta-feira (18), a comissão deve apresentar relatório parcial sobre a renovação do contrato da Caixa Econômica Federal com a Gtech em 2003.

Na quinta-feira (19), estão marcados os depoimentos de Éder Eustáquio Macedo e dos procuradores de Campinas Ricardo José Gasques de Almeida Silvares e Fernando Pereira Vianna Neto. Na quebra do sigilo telefônico de Rogério Buratti, Wladimir Poleto e Ralf Barquete, aparecem várias ligações para um telefone celular registrado em nome da representação do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro. O aparelho era usado por Éder, admitido em 2003 em Brasília para trabalhar no gabinete do ministro no Rio. Éder foi citado em matéria da revista Veja no dia 29 de outubro como sendo o motorista que teria transportado, em julho de 2002, três caixas supostamente com dólares provenientes de Cuba destinados à campanha do PT.

Ricardo José Gasques de Almeida Silvares e Fernando Pereira Vianna Neto são procuradores do estado de São Paulo que trabalham no caso do assassinato do ex-prefeito de Campinas (SP), Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, morto em 10 de setembro de 2001.

Com informações da CPI dos Bingos.