Comissão de Saúde legislativa diz que denunciará prefeitura do Rio por falta de controle da dengue

16/01/2006 - 17h26

Aline Beckestein
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro denunciará ao Ministério Público, esta semana, a má gestão da prefeitura no controle da dengue no Rio. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, até o dia 13 deste mês já tinha sido registrado quase o mesmo número de casos ocorridos em todo o mês de janeiro passado. Cinqüenta casos neste ano e 58 em 2005.

Segundo o presidente da comissão, Carlos Eduardo de Mattos, há 19 dias do término de 2005, a Secretaria de Saúde tinha utilizado apenas 66% dos R$11,7 milhões destinados ao combate à dengue.

Ainda segundo o vereador, a Comissão de Saúde também apurou que cerca de 50% dos veículos concedidos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estavam parados no pátio da Prefeitura ou tinham sido desviados para outros fins.

"Nós constatamos, na Funasa, que veículos eram utilizados pelo gabinete do prefeito e do secretário de Saúde e até utilizados no setor de obras e para o transporte de documentos entre unidades hospitalares", denunciou.

Entre os casos registrados de dengue mais de 40 dos 50 deste ano aconteceram na zona oeste da cidade, de acordo com Mattos. "É uma área com muito espaço verde e chácaras, onde, segundo a população, os carros de mata-mosquito praticamente não passam."

Para o vereador, se medidas urgentes não forem tomadas o Rio corre o risco de sofrer uma nova epidemia de dengue. "Só entre o final de dezembro e início deste ano, já tivemos três mortes provavelmente provocadas pelo tipo três da dengue, sendo que uma delas já foi confirmada. No Rio, há bairros com até 20% de níveis de infestação do mosquito, quando a Organização Mundial de Saúde preconiza no máximo 1%", informa.

A Secretaria de Saúde, contudo, negou o mau uso das verbas e desvio de veículos destinados ao combate da dengue. Segundo a assessoria do órgão, todo o orçamento de 2005 para o controle de doenças endêmicas no município foi gasto regularmente, de acordo com o previsto.

Em novembro, foi feita uma grande mobilização nacional para o combata à dengue, o chamado dia D, celebrado no dia 19. De acordo com o Ministério da Saúde, a última epidemia da doença no Brasil ocorreu em 2002, quando quase 800 mil casos foram registrados em todo o país. Entre os meses de janeiro a julho do ano passado, em relação ao mesmo período de 2004, houve um aumento de 70,7% no número de notificações.