Combate ao trabalho escravo em 2005 teve número recorde de operações

16/01/2006 - 5h50

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) bateu recorde em 2005 no número de operações de combate ao trabalho escravo. Foram realizadas 81 operações, com fiscalização em 183 fazendas e a libertação de 4.133 trabalhadores. No total, foram pagos R$ 7,4 milhões em indenizações.

O grupo móvel é formado por sete equipes, compostas por fiscais e procuradores do Trabalho, delegados e agentes da Polícia Federal. Também conta com a ajuda da Procuradoria da República, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama). Nos últimos três anos, o grupo realizou 219 operações, 170% a mais que entre os anos de 2000 e 2002.

O assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Marcelo Campos, informou que a libertação de trabalhadores ocorreu principalmente nos estados onde há uma forte expansão da fronteira agrícola sobre a floresta nativa. "Nós temos como principais estados onde ocorreu a libertação de trabalhadores o Pará, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Goiás. São estados com uma incidência muito forte de trabalhadores escravos", informou. O Pará foi o estado com o maior número de trabalhadores libertos, 1.128 ao todo.