Brasil assina acordo com a Tunísia para cooperação bilateral na educação superior

16/01/2006 - 13h36

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O intercâmbio de professores e a organização de seminários para pesquisadores em áreas como agricultura, engenharia, meio ambiente e novas tecnologias estão entre os itens do acordo de cooperação assinado hoje (16) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ministro de Negócios Estrangeiros da Tunísia, Abdelwaheb Abdallah.

O acordo tem como objetivo permitir a cooperação na área de educação superior, pesquisa e tecnologia entre os dois países. Além dos termos citados acima, também estão previstos a instituição progressiva de co-diplomação entre Brasil e Tunísia, o intercâmbio de documentos e publicações relacionadas à educação, além da parceria entre as universidades.

Desde 1968 o Brasil tem um acordo cultural com a Tunísia, mas até o momento as atividades previstas não foram implementadas. O documento assinado hoje tem duração de cinco anos, podendo ser renovado.

A visita do ministro da Tunísia, país localizado no norte da África, é conseqüência da aproximação com o Brasil, que pode ser percebida, por exemplo, pelo crescimento de 89% do comércio bilateral entre 2003 e 2004. De população predominantemente árabe, o país tem como idioma oficial o árabe, sendo o francês largamente utilizado. Em 2004, a taxa de analfabetismo entre os tunísios estava em torno de 23%.