Analistas elevam previsão de inflação no ano, revela pesquisa do BC

16/01/2006 - 9h40

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As expectativas de analistas de mercado e instituições financeiras sobre o comportamento de preços começam o ano em alta, por causa, principalmente, dos reajustes das mensalidades escolares e dos transportes urbanos, como mostra pesquisa do Banco Central divulgada hoje (16) no boletim Focus. Realizada na última sexta-feira, a pesquisa mostra que os especialistas elevaram de 4,50% para 4,58% a perspectiva do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado do ano.

De acordo com as tendências de mercado verificadas todas as semanas pelo BC, a inflação no varejo já começa o ano acima da meta de 4,50%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A elevação para o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) já fora detectada na semana anterior que começou 2006 com projeção de 4,55% de inflação, agora aumentada para 4,60%.

O movimento de alta, que elevou a expectativa de IPCA de 0,40% para 0,49% em janeiro, também é acompanhado pelo mercado atacadista. Ao contrário da queda acentuada verificada no ano passado, o aumento previsto para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) é de 4,58% para 4,65% no ano, enquanto o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) tem evolução estimada de 4,50% para 4,55% na comparação semanal.

A única estimativa de inflação anual com sinal trocado é a de preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, saúde, água, saneamento, transporte urbano e outros). Esse segmento de preços, que equivale a quase um terço na composição do IPCA, aumentou 8,80% em 2005. A previsão para este ano, que começou em 4,60%, caiu para 4,50%.