Representantes sociais discutem criação de rede e organizam encontros paralelos ao Fórum

15/01/2006 - 10h45

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – Mais de 50 representantes de Pontos de Cultura, rádios comunitárias, telecentros, movimentos e trabalhadores da economia popular solidária estão reunidos neste fim de semana. Um dos objetivos do encontro é a criação de uma rede de informações e trocas interativa entre os segmentos sociais presentes no evento, que ocorre no Ponto de Cultura Campo da Tuca, em Porto Alegre.

O encontro também visa organizar debates paralelos ao Fórum Social Mundial 2006, na Venezuela, e já preparar atividades para o 7º Fórum Internacional de Software Livre, no primeiro semestre do ano em Porto Alegre, segundo informou um dos organizadores, Antonio Matos, que é do Ponto de Cultura Campo da Tuca.

"Este é o primeiro encontro para preparar as ações conjuntas, através de uma ferramenta permanente que deverá integrar os vários grupos gaúchos e catarinenses atuantes nessa idéia nova que está surgindo no Brasil, que são os Pontos de Cultura", explica Matos.

O representante da Associação Software Livre no Rio Grande do Sul, Everton Rodrigues, explica que os debates giram em torno dos eixos "rede de troca de experiências", "sustentabilidade" (a exemplo da Economia Solidária) e "articulações" – de movimentos sociais na construção de políticas públicas federal, estaduais e municipais.

"O maior problema dos Pontos de Cultura, Casas Brasil [projeto do governo federal que cria telecentros em comunidades carentes do campo e das periferias de grandes cidades] e das rádios comunitárias são de sustentabilidade", afirmou Rodrigues. Ele defendeu a necessidade de um maior investimento dos governos dos estados e dos municípios no setor.

O agente cultural, Augusto César, destaca a construção da rede de comunicações popular no processo de interatividade dos movimentos e da sustentabilidade dos empreendimentos das comunidades. "Provavelmente ela será via internet e via rádio web, mantida pelos vários movimentos populares aqui reunidos", comentou.

Ele disse ainda que a rede de cooperação será formada em plataforma de software livre e explicou que, no encontro, "todos os Pontos de Cultura estão juntando os esforços para potencializar essas ações, criando uma espécie de federação das entidades reunidas".